GAC-PE promove I Simpósio para diagnóstico precoce

Em parceria com a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer Pernambuco (GAC-PE) realizou, no dia 08/05, o I Simpósio Fique Atento: Pode ser Câncer. Voltado para profissionais e acadêmicos da área de saúde, o evento aconteceu no Recife Praia Hotel. Na ocasião, o Assessor Especial da Universidade de Pernambuco (UPE), José Guido Corrêa de Araújo, representou o Reitor da instituição, Prof. Pedro Falcão.

O objetivo do encontro foi alertar a população para o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. “Muitas vezes, os sinais e sintomas da doença são confundidos com doenças rotineiras da infância”, alerta a presidente do GAC-PE, Vera Morais. 

A programação do simpósio foi formada por palestras, oficinas e mesa redonda, com a presença de médicos oncologistas do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da UPE (Huoc/UPE), com participação da especialista em oncologia ocular, da Universidade Federal de Pernambuco, Dra. Virgínia Torres, além da presença da coordenadora do Diagnóstico Precoce do Instituto Ronald McDonald, Viviane Junqueira – Rio de Janeiro.

O momento também contou com a presença do secretário municipal do Recife, Dr. Jaílson Correa, a diretora de atenção básica da Prefeitura do Recife, Dra. Ana Sofia Costa, e o Pró-Reitor de Extensão da Universidade Estácio de Sá, Prof. Rôni Cezário. O simpósio é fruto do projeto institucional do GAC-PE, que visa capacitar profissionais das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), nos distritos sanitários da cidade do Recife. 

Com informações do GAC.